Imagine a chamada de capa como um produto exposto em
uma vitrine, por onde o possível consumidor (leitor) passa em frente com toda
pressa.
É dessa forma que se
comporta o usuário ao acessar uma página na web, seja somente para conhecer ou
com objetivo definido.
A
chamada é a ‘isca’ utilizada para prender a atenção do usuário. É a chance de
fazer o leitor dar uma parada para ver e acessar a notícia do seu sítio.
- Texto breve e objetivo;
- Incluir o aspecto principal do conteúdo, destacando dele o que tem o maior apelo junto ao público alvo;
- Ter elementos de apoio, como a imagem e a legenda, aproveitando para apresentar aspectos da informação que o texto da chamada não abordou;
- Boa persuasão para que o usuário tenha interesse em ler o material.
Atenção para os títulos!O título da chamada funciona como ‘sinalizador’ para o usuário, que é atraído por diversos elementos na primeira página de um sítio. É um recurso que auxilia o usuário a ‘escolher’ a informação que ele deseja entre tantas apresentadas.
Os títulos de uma chamada precisam incluir a palavra-chave que defina o aspecto da informação que será apresentada no corpo do texto.
Dicas- Estimule a ação. Abuse de verbos e expressões como ‘conheça’, ‘descubra, ‘consulte’ e etc;
- Em ambientes como o digital, em que a dispersão é comum, o usuário precisa ser orientado em sua navegação, tarefa que está nas mãos de quem produz o conteúdo do sítio;
- Vale sempre checar se todos os recursos essenciais à eficácia da sua chamada, apresentados neste post, estão sendo utilizados.
Fonte: Manuais/webwriting_final
- Em ambientes como o digital, em que a dispersão é comum, o usuário precisa ser orientado em sua navegação, tarefa que está nas mãos de quem produz o conteúdo do sítio;
- Vale sempre checar se todos os recursos essenciais à eficácia da sua chamada, apresentados neste post, estão sendo utilizados.
Fonte: Manuais/webwriting_final
Saiba mais: Entrevista com Bruno Rodrigues (Consultor de Comunicação e Marketing Digital da Petrobras . Desenvolveu a ‘Cartilha de Redação Web’, para o Governo Eletrônico (e-Gov), órgão do Ministério do Planejamento.)
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Entrevista com Bruno Rodrigues |
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