sábado, 7 de junho de 2014

Evite compartilhar gato no lugar de lebre

Alertas e dicas para divulgação de notícias na web

Por Maeva Vieira

O acesso à internet hoje está mais fácil e acessível para todos - através das redes sociais somos informados a todo momento sobre os mais variados assuntos. Sejam notícias, fofocas, informação relevante ou informal, é sempre bom termos atenção ao site/blog/página para não nos tornarmos um propagador de mentiras na web. Com tantas informações diferentes e opiniões ao nosso redor, fica simples expressarmos nossa opinião em vários lugares e recebermos também questionamentos.
É muito comum nos depararmos com algo que seja duvidoso ou irreal. Com isso nos encontramos em situação que deve ser revista por nós que consumimos e divulgamos as informações na web: Há bom senso na hora de compartilhar? Lemos as notícias em sua totalidade verificando as fontes, ou nos contentamos simplesmente com um título polêmico?

Esses e outros questionamentos devem ser feitos antes de qualquer notícia ser dispersa na web - a ausência de filtros prévios pode trazer grandes constrangimentos, ofensa e comprometer a reputação de uma pessoa ou instituição. Não acredite em tudo que lê ou é compartilhado por qualquer canal, seja atento e procure sempre fontes confiáveis antes de qualquer divulgação.

PERGUNTAS IMPORTANTES A SE FAZER SOBRE A VERACIDADE DE UMA INFORMAÇÃO

  • Quem é autor desta informação? Pode não ser o responsável pela divulgação ou compartilhamento. Seu amigo, por exemplo, pode ter repassado uma notícia ou boato para você, mas isso não quer dizer que ele tenha sido o autor.
  • A informação resulta da opinião pessoal de alguém ou é de alguma instituição específica?
  • A origem do conteúdo é conhecida?
  • A informação não contém erros?
  • Qual a real data da publicação do conteúdo? Pode não ser a data em que a divulgação foi feita. Muitas vezes, um boato ou lenda surge de tempos em tempos, travestida como algo recente.



Imagem Google











Nenhum comentário:

Postar um comentário