Por Rachel Maux
Fonte: Google Imagens |
Com o crescimento e disseminação das redes sociais e portanto, com o compartilhamento massivo das informações, checar as notícias torna-se mais do que uma necessidade, torna-se uma obrigação do leitor para minimizar os problemas advindos da grande repercussão que o fato alcança no ambiente virtual. Quem não se lembra de casos famosos como o da Escola Base em São Paulo, ou mais recentemente, dos justiceiros do Guarujá que lincharam uma dona de casa inocente?
Fonte: Google Imagens |
Saber interpretar o fato, a notícia que se está recebendo, também é fundamental. Com a rapidez com que somos inundados por uma avalanche diária de informações, saber dimensionar de forma crítica o mundo de dados à nossa volta, é o primeiro passo para a conquista de credibilidade e relevância.
Fonte: Google Imagens |
Recentemente o diretor gaúcho Jorge Furtado lançou um documentário onde analisa o papel da imprensa atual e as mudanças na maneira que consumimos as informações e o que o futuro nos reserva. O documentário" O Mercado de Notícias" ganhou o prêmio de melhor Doc. no CinePe Festival do Audiovisual, agora em abril, e se baseia na peça homônima do dramaturgo inglês Ben Jonson (1572-1637), que critica de maneira bem humorada o jornalismo. Jorge Furtado, fundador da Casa de Cinema de Porto Alegre, reuniu em seu projeto 13 jornalistas renomados que discutem o papel da mídia nos tempos atuais, onde a sede por informação é cada vez maior. Confira o Trailer.
Elenco da peça O Mercado de Notícias, Porto Alegre, 2014. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário