terça-feira, 10 de junho de 2014

Os principais pecados do texto na web

Como evitar que seu conteúdo não esteja adequado ao seu público alvo, e nem deixe de ser buscado por não mostrar o que é determinante para uma boa leitura na internet.
 

Por Maeva Vieira e Brígida Costa


 
Sabemos que o conteúdo para internet se tornou algo acessível e indispensável para o nosso modo de vida contemporâneo. Os textos da web estão cada vez mais atualizados e fáceis para um acesso livre de conteúdo, seja em qualquer momento ou em qualquer lugar. Para que esse conteúdo não se perca em um acúmulo de informações, esses textos devem ter alguns princípios básicos para que se consiga aproveitar o máximo na leitura desses conteúdos pelos usuários.

Conheça os principais erros:

 

Linguagem Inadequada

Utilização de palavras ou expressões que dificultem ao leitor o entendimento ou envolvimento necessário para o assunto abordado. Muitas vezes a maneira como a informação é passada,  faz com que o leitor não se identifique com o conteúdo.

Cada público necessita de uma atenção e linguagem coerente com o que deve ser transmitido (objetividade, clareza, dinâmica), por isso saber comunicar-se de forma é eficiente é fundamental.



Visualização de conteúdo demorada

 

Os conteúdos devem ter visibilidade de imagens, vídeos, atualizações e versões universais, onde todos possam baixar ou acessar de navegadores ou dispositivos móveis com velocidade e adequação. 

Muitos sites ainda exigem navegadores específicos ou uma visualização que não se adequa ao que os usuários estão usando, ou seja, não conseguem  acessar como precisam. Determinadas funções muito demoradas ou pesadas fazem com que se desista do processo antes de chegar a conectar-se.

 

 

Fontes Desconhecidas

 

Informações passadas de maneira vaga, sem que haja uma confirmação de notícia e que sejam relevante ao usuário, não os atrai. Hoje ninguém perde mais tempo com sites ou páginas sem credibilidade alguma. 

Ter a fonte específica de onde vem a informação e como poder acessa-la detalhadamente (por link, video, site e etc) é de grande valia,  não somente reproduzir sem o devido crédito do autor e confiança.

 


Excesso de anúncios

Existem sites que só aparecem propaganda, muitas vezes o conteúdo se perde em meio a tantas janelas, causando uma poluição visual desnecessária. Deve-se ter bom senso e procurar atrair os leitores a propagandas que façam referência e boa indicação pelo site, e não apenas priorizando esse tipo de material.

   

 

 

Não mensurar os resultados e comportamento do leitor

 

Verificar o modo como está sendo acompanhado e bem aceito seu material é essencial,  analisar o processo de publicações e aceitação do público com resultados precisos faz seu conteúdo se tornar mais valorizado.
 

Muitos administradores de páginas não tem controle do que está dando certo ou errado com determinado modo de abordagem ou ferramenta e isso dificulta a interação e o modo de poder se relacionar.




 

Promovendo a interatividade

 

Para ter um bom relacionamento com o leitor, promova a interatividade e sempre que possível escreva textos em que você possa conversar com ele, enriquecendo o texto com links,  referências, imagens e vídeos.  Também é legal convidá-lo para participar da conversa, por exemplo convidando-o a comentar sobre o assunto.








   








Veja mais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário