sábado, 7 de junho de 2014

TEXTO WEB É COMO AS CAMADAS DA CEBOLA

Por Mary Ann Rios

A distribuição da informação em um sítio da internet assemelha-se às camadas da cebola



O comportamento do texto online difere ao longo de um sítio. É um engano achar, por exemplo, que todos os textos para a web precisam ser curtos para funcionar – depende do nível, da profundidade em que eles estão.

Para começar a entender estas diferenças e saber aplicá-las quando necessário, nada melhor que a imagem de uma cebola; ela é a metáfora perfeita para demonstrar como os níveis de um sítio funcionam.
 

Imagine a primeira camada de uma cebola como a primeira página de um sítio, seu nível inicial. Esta é a chamada Camada de Apresentação, onde são expostos os aspectos mais persuasivos da informação que virá a seguir.
 

As páginas que vêm logo após a primeira camada, tenham sido elas apontadas por chamadas ou itens de menu, constituem a segunda camada, a Camada Genérica, onde são respondidas questões básicas sobre a informação em questão – mas apenas as básicas.
 

Às camadas e páginas que vêm posteriormente, com os múltiplos aspectos da informação, dá-se o nome de Camadas de Detalhamento. Nestas camadas estão todos os detalhes sobre a informação abordada.
 

Fique atento: A distribuição em camadas é a base do conteúdo online. Contudo, é importante ter noção de que quanto mais profunda é a camada onde está a informação, maior é o risco dela não ser encontrada pela navegação do cidadão. Por isso, tente criar poucas camadas em um sítio.

Fonte: Padrões Web em Governo Eletrônico e-PWG: Cartilha de Redação Web



Saiba mais

 

Dica de leitura:

Webwriting - Redação para a Mídia Digital
Autor: Bruno Rodrigues

 

O livro foi lançado no dia 20 de maio no Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário