sábado, 7 de junho de 2014

Vamos fazer juntos: como ser interativo no mundo dos blogs

Por Vinícius Menna

Doutor Robert abriu as páginas do jornal de manhã com desinteresse, só por estar habituado ao ato mecânico de folhear toda aquela papelada em preto e cinza todo o santo dia. O olhar passeou por alguns títulos, uma imagem ou outra que chamou mais atenção, mas logo largou o periódico de lado.


Decidiu ligar a TV. O zumbido quase uníssono das vozes dos repórteres que se revezavam no noticiário se seguiu por mais de hora, servindo de trilha sonora para a degustação de seu cuscuz com ovo matinal. O pensamento vagava e, entre uma mastigada e outra, as tarefas que os esperavam no trabalho eram repassadas dentro da cabeça.

Hora de sair de casa. Ele vai até o quarto do filho para chamá-lo.

– Já tá pronto? Tá na hora de sair. Bora... – A voz foi diminuindo de volume – O que é isso, menino?

Pedro parecia ter enlouquecido. Se sacudia em frente ao computador ao som de um rock pesado, como se fingisse que tocava guitarra.

– Ah, pai, você atrapalhou! Vou ter que gravar tudo de novo... Tô fazendo um vídeo pra mandar pra coca-cola. Eles tão sorteando ingressos de um festival pra quem fizer o melhor vídeo de guitar air!


***

As cenas acima são inventadas, mas bem que podiam ser reais. E ilustram algo óbvio nos dias de hoje: enquanto nas mídias tradicionais a participação do leitor/telespectador é praticamente nula, no ambiente de internet, o que impera é a interatividade.



A comunicação na internet não segue mão única. Quem está na frente da tela do computador quer informações, sim, mas busca também participar mais ativamente desse processo, construir, colaborar, sugerir assuntos, conversar. Essa é a grande sacada da internet. É aquela história: vamos fazer juntos?

Quem quer fazer um blog obrigatoriamente tem que pensar nisso. Como as pessoas que se propuserem a acessar meu blog vão poder interagir com o conteúdo que eu publico? Ou mais: como eu faço para que essa turma se aproprie de tal maneira daquilo que eu publico que ela acabe se tornando parte do meu conteúdo? Resumindo, como meu público vai se ver no meu blog? Aí vão algumas dicas:

1. Pergunte!

Uma estratégia legal é perguntar a opinião das pessoas. Parece simples, né? Mas é isso mesmo. A internet é um espaço onde as pessoas se sentem à vontade para dizer o que pensam. Parece que o efeito de propagar para muita gente, somado ao fato de que as pessoas estão lá, mas estão em casa, “protegidas”, faz com que todo mundo tenha algo a dizer sobre quase tudo. Então, perguntar é um bom ponto de partida.

2. Escreva fácil

Outra coisa que se tem que ter em mente é escrever fácil. Quem quer ler coisa difícil vai abrir Ulisses, do James Joyce, nunca um blog. Ser mais direto, escrever com frases curtas e simular na escrita um certo “tom de fala” ajuda a interagir com as pessoas. Afinal, a linguagem formal tende a afastar pessoas, parece pedante, e o que se quer num blog é o oposto. Queremos interagir, lembra?

3. Dê atenção aos comentários

Liberar comentários é estratégia mais que óbvia. Um blog tem que ter um espaço adequado para o povo opinar. Isso é básico. E tão básico quanto isso é que o blogueiro preste atenção ao que é comentado. Se for provocado, deve debater. Blog é uma maneira de dar a cara à tapa. Quer escrever pra blog e ficar por dentro das modinhas da net? Vai ter que conversar bastante. Se prepare.

Ainda nesse contexto dos comentários, é de suma importância ficar de olho nas sugestões que aparecem por lá. Vez ou outra, um tema aparece nesse meio, o que pode ser indicar um assunto ótimo para um próximo texto. Se está polêmico nos comentários, é porque vai ter interação. Então, mãos à obra. Pesquisa o tema que apareceu e escreve sobre aquilo ali.

4. Se espalhe nas redes sociais

A conexão do blog com outras plataformas, a exemplo de uma página no Facebook, um perfil no Instagram ou ainda no Twitter são importantes para permitir uma interação com públicos diversificados. A ideia é que as pessoas possam se apropriar do seu conteúdo, comentar em cima e repassá-lo pelas redes, possibilitando novos debates pela internet à fora. Além do seu blog estar lá nas outras redes, os botões de curtir e compartilhar devem estar visíveis a cada post.



5. Use e abuse das mídias

Sejamos multimídias, meus amigos! É preciso usar vídeos legais, boas fotos, sugerir leituras de outros blogs, enfim... o mundo da internet é grande e permite brincadeiras mil com a hipertextualidade. Esse é o ambiente perfeito para testar ideias novas! Então, vamos nessa experimentar as coisas.

6. Conte histórias

No mais, acho que a maior estratégia para interagir na internet é contar historias. As pessoas se identificam quando leem narrativas da vida alheia, do cotidiano pulsante que nos rodeia. É batata! Tem gente que até chora lendo. E vamos combinar: é muito mais legal ler uma história bem contada do que um tutorial de blog, né?

Bem, acho que já me alonguei muito. Ficarei por aqui...

 Mas não se vá agora! Antes de sair, deixe seu comentário ali embaixo! A gerência agradece. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário