por José Ricardo e Rachel Maux
Universo de palavras
Desde pequenos vivemos rodeados por um universo de palavras.
Para se ter uma ideia, só o Dicionário da Academia Brasileira de Letras apresenta
mais de 390 mil verbetes. Isso não significa que usamos de fato todas
elas. Uma pesquisa nos EUA em 2007 constatou
que usamos cerca de 15 mil palavras por dia.
Informar é se comunicar
Por isso, o texto na web não deve ser sofisticado, cheio de palavras técnicas ou rebuscadas. Ele deve ser claro, simples e preciso. Informar é comunicar, é se fazer compreender. Quando a mensagem é muito complexa, cheia de palavras difíceis ou de expressões com pouco uso, perde-se o sentido do texto e a comunicação se torna falha.
Termos como “Excelso pretório”, “com supedâneo no artigo”, “concessa máxima vênia”, por exemplo, fazem parte apenas do universo jurídico de advogados, juízes e promotores. A maioria de nós precisa da ajuda do dicionário para poder entender o que está escrito. Então, ficou curioso? Vamos traduzir: “ Supremo Tribunal Federal”, “com base no artigo” e “com sua permissão ”. E agora? Muito mais fácil, não é?
Facilite a leitura
Claro que, se você está escrevendo textos técnicos, em blogs especializados, terá mais liberdade na escolha das palavras. Porém, mesmo nesses casos, devemos ter sempre em mente que o leitor na web procura rapidez: ele quer ter o máximo de informação no menor tempo possível. A regra é facilitar sua leitura, para que seja atraente e confortável.
A linguagem utilizada pelos internautas é determinada pelas características culturais e sociais de seu meio. Ou seja, ela é o resultado da mistura da linguagem escrita com a linguagem oral. Nesse universo globalizado, observamos com bastante frequência o uso de abreviações das palavras e o uso de gírias para acelerar o tempo das conversação nas mensagens eletrônicas, SMS ou outro meio de comunicação. Muitas vezes, isso confunde aqueles que não estão acostumado com esse tipo de linguagem.
Envolva o leitor
Para manter o leitor sempre interessado, envolvido, devemos conhece-lo bem, saber seus interesses, do que gosta. Ficar mais próximo a ele. E a linguagem comum é o primeiro passo para estabelecer essa relação. Ninguém conversa com o amigo de maneira formal, não é mesmo?
Seja objetivo
Ninguém gosta de conversas longas e maçantes. Por isso, os textos devem ser curtos na web, com frases diretas, na voz ativa e distribuídas em pequenos parágrafos. Vale destacar também, as palavras mais importantes, os principais conceitos. Ao passar os olhos rapidamente pelos parágrafos já temos ideia do assunto que será abordado.
Promova a Interação
Por fim, deve-se chamar o leitor à ação. Como toda comunicação tem um objetivo, o texto na web deve levar a pessoa a realizar alguma ação - a interagir. Comentar, compartilhar ou saber mais sobre o fato, são exemplos de ações que podem finalizar o texto.
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