terça-feira, 10 de junho de 2014

O hipertexto e suas mil e uma possibilidades

Por Carla França e Emanoel Leonardo

O hábito da leitura nunca mais foi o mesmo depois do surgimento da internet. Com a variedade de informações a atenção do leitor é levada de um lado para o outro na busca de mais conhecimento. Passear pelas homepages se torna cada vez mais fácil e os hipertextos ajudam nesse turismo virtual.
O hipertexto tem um conceito bastante simples, é um documento eletrônico composto por páginas e ligações entre elas, essas ligações, por sua vez, são feitas através de links. O emprego de hipertextos nos blogs e sites facilitam no aprofundamento do leitor sobre um determinado assunto proposto.
Mas os hipertextos não beneficiam apenas a leitura, músicas, vídeos, imagens e animações também podem ter seus links aplicados em uma página, que o internauta ao clicar será automaticamente levado para outra página na qual as informações estão inseridas.

É muito comum vermos títulos de matérias, textos e outros pontos de um site ou blog, que ao passar o ícone do mouse eles aparecem destacados. Eles são os hipertextos utilizados nessa plataforma e auxiliam e muito ao leitor na hora de aprofundar o seu conhecimento sobre a matéria, o vídeo, a música, ou algo mais ali inseridos.

Os hipertextos deram liberdade aos leitores de navegarem entre as mais variadas homepages sem sair de suas cadeiras. Com temas que lhes saltam aos olhos, essa busca pelo que esse novo link lhe trará de informação faz com que mais e mais pessoas se insiram no campo da web, pois sabem que tudo o que precisam está ali, basta apenas seguirem os links.

Um exemplo é o Portal UOL. Da matéria principal, o leitor ainda pode entrar nos “Destaques do Dia”; fazer compras de livros, flores, computadores etc. no “Folha shop” ou no “Shopping UOL”; pesquisar na “Biblioteca”, navegar pelas seções de “Educação”, “Esportes” etc; entrar em salas de “Bate-papo”; fazer contatos com “Amigos virtuais”, além de navegar por todo o jornal Folha Online, através de seus vários cadernos, tais como: “Brasil”, “Mundo”, “Ilustrada”, “Dinheiro”, “Cotidiano”, “Informática” etc.

Fonte: uol.com.br


Desse modo, o novo jornalismo online se caracteriza, em grande parte, pela passagem da mera reprodução do jornal impresso no espaço da internet para um jornalismo hipertextual e interativo, aquele que abre vias para a participação direta do leitor, participação essa submetida às suas próprias decisões.

Veja mais sobre Hipertexto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário