sábado, 7 de junho de 2014

COMO TORNAR UM TEXTO EFICAZ PARA A WEB

Por: José Ricardo

 

Se você estiver criando um texto original, saiba que escrever um texto longo e depois enxugá-lo é uma forma eficaz de manter a ideia, o foco. Se o texto ainda fizer sentido quando cortado pela metade, ótimo - mantenha-o curto. Se precisar de mais texto, adicione palavra por palavra, até que tenha o suficiente - nunca mais do que isso.

Cortar é essencial para textos impressos adaptados para a web. Se você estiver arquivando grandes documentos, inclua resumos. Como, por regra, os visitantes leem a 75% da velocidade normal. Jacob Nielsen, o guru da usabilidade, que estuda comunicação por computador desde os anos 80, sugere que você corte 50% de qualquer texto - principalmente se você está adaptando um texto impresso muito pautado em frases de transição, pois não se encaixam na web.

Não seja carinhoso com seu texto, mas seja-o com os visitantes que o leem. Isso significa escrever usar ao invés de utilizar, que possui idêntico significado mas tem duas sílabas a mais. Significa escrever decidiu ao invés de tomou uma decisão. Corte parágrafos inteiros de informação não essencial. Toda palavra e frase deve lutar por suas vidas.

Fisgar um visitante impaciente é vital. Seus leitores estão passando os olhos pela página e procurando informação. Então, use títulos e textos para apanhá-lo. Os títulos devem ser simples e informativos.

Uma dica: "use aspas porque as pessoas parecem preferir ler o que alguém realmente disse". Outros ganchos incluem:

Questões: elas nos fazem procurar as respostas;
Declarações não usuais: amamos surpresas;
Promessa de conflito: para agregar conteúdo na esteira de algum grande evento do momento e
Endereçamento correto: amamos atenção pessoal.


Organizar um texto para a web não é sempre tão fácil quanto cortar e definir ganchos.Uma impressão em papel pode ser narrativa, com argumentação lógica ou categórica. A ordem da narrativa, que se pauta pela cronologia, impõe uma sequência que os usuários da web podem não querer ou não precisar. A argumentação lógica tende a ser muito longa e sequencial para usuários impacientes.

Se você pretende incentivar a ação de seus visitantes, até mesmo provocá-la, é necessário mais do que excelência técnica em Flash ou XML. É preciso que você coloque as necessidades do visitante em primeiro lugar. Na web, o cliente realmente tem sempre razão e se você insinuar o contrário, ele desaparecerá. Assim, você tem que se colocar na posição do visitante, antes de escrever o texto.

Fonte: http://www.viraweb.com.br  
CRAWFORD KILIAN - Professor e escritor em Vancouver, BC, Canada, tem interesse em ficção, jornalismo, webwriting, educação, meio ambiente e assuntos sociais gerais - especialmente a sociedade da internet.
Coluna WebWriting de 15/10/2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário