terça-feira, 10 de junho de 2014

O Caminho Do Olhar

Por Lucas Pêpe e Karla Menezes

Atualmente, as mídias sociais (como instagram, facebook, youtube...) fazem tanto sucesso com seus bilhões de seguidores por um grande e único motivo: com a quantidade massiva de informações as pessoas, cada vez mais, sentem a escassas de tempo e desprezam os textos corridos, em favor das leituras visuais e descrição em poucas palavras. Porém, existe um grande estudo que explica minuciosamente esse fenômeno cotidiano de muitos dependentes de meios de comunicação: o Eyetrack.

Em 1994, já ponderavam as pesquisas de mensuração sobre a forma como os usuários navegavam na internet e a maneira como consomem o conteúdo desta. E foi a partir dessa necessidade, que surgiu o experimento do Eyetrack.

Essa pesquisa comprovou que os consumidores de jornais se aprofundam mais no online do que no impresso e, ainda, leem dois terços dos conteúdos publicados. Para chegar a essa constatação, a sequência foi levar os participantes a usarem óculos que incluíam câmeras para rastrear e registrar o movimento dos olhos. Daí o nome Eyetrack, que em tradução livre significa ‘rastro’ ou ‘caminho do olho’. 

Contudo, foi perceptível que, quanto mais o texto aumentava de tamanho, mais o interesse de leitura ia se dissolvendo e quanto menor fosse o parágrafo, mais preso o leitor se tornava, lendo este o dobro de vezes mais, do que um parágrafo robusto. Foi notável também, a percepção de que elementos do design capturam a atenção do olhar.


Todo esse estudo explica o porquê da tendência de escrever menos e conciliar mais o texto com figuras ilustrativas e curiosas que captem a atenção do leitor. Hoje, quem apostar mais nessa tese, ganhará mais audiência, e isso traduz o motivo de redes sociais como o Instagram estarem a pleno crescimento e outras, por sua vez, como o Facebook, em processo de desaceleração.

Então, como fazemos para saber escrever na web e sermos encontrados? Veja aqui dicas oriundas de profissionais portugueses sobre o assunto: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário